Argumentos de venda para vender móveis
Para conseguir melhorar os resultados da sua loja de móveis, é muito importante deixar sua equipe de vendas preparada para convencer o seu público a realizar a compra.
Resumindo, o cliente quer saber de uma coisa apenas: como o seu produto vai ajudá-lo?
Saber essa resposta é muito importante para um vendedor, mas ainda melhor é saber como fazer o cliente entender essa importância.
Para isso, alguns argumentos de venda são fundamentais para ajudar sua equipe no processo de finalização da venda.
Estude e analise o cliente
Antes de tudo, conheça seu cliente. Estabeleça uma boa relação com o mesmo, analisando seus gostos, onde trabalha, sua história e até sua situação financeira.
Estar preparado te coloca em uma posição de vantagem, impedindo possíveis surpresas e objeções que possam surgir durante uma conversa.
Ao se obter um bom nível de preparo, consequentemente, os negócios começam a dar certo.
Não se trata de forçar uma venda, mas naturalmente fluir com a conversa até achar o gatilho perfeito que irá resolver o problema do indivíduo.
Direcione suas dúvidas
Na hora de comprar móveis, alguns clientes costumam ponderar algumas situações, entre elas:
- Comprar móveis novos ou usados?
- Comprar móveis planejados ou modulados?
E para contornar essas frequentes dúvidas do público, vamos demonstrar alguns argumentos que sua equipe pode usar para convencê-los, baseadas em provas e dados reais.
Situação 1 | Móveis novos ou usados?
Vantagens dos móveis novos:
- Aprimoramento
Não há nada melhor do que algo novo, traz sensação de renovação e prosperidade para o lar.
- Design Atual
Com móveis novos, você conta com o que há de mais novo e moderno no mercado, dando um ar de contemporaneidade para a casa.
- Garantia
Com móveis usados você não conta com a garantia da fábrica, caso haja algum problema. Por isso, é mais seguro comprar móveis novos.
Situação 2 | Móveis modulados ou planejados?
Vantagens dos móveis modulados:
- Menor preço
Por serem fabricados em larga escala, possuem um preço mais acessível e com a mesma qualidade de produção.
- Pronta entrega
O indivíduo recebe o móvel na hora, sem depender de fabricação e entrega, que, muitas vezes, pode demorar e tornar-se um grande transtorno.
- Versatilidade
Móveis planejados não podem ser vendidos, muito menos transportados se houver mudança de casa.
Em comparação, o modulado pode ser levado para outros lugares e também para outros cômodos, caso haja necessidade.
Mostre as tendências
Não existe prova maior que o exemplo. Se alguma ideia já funcionou para alguém ela é, no mínimo, digna de ser apresentada.
Apoiar os argumentos nas atuais tendências do mercado é uma estratégia muito usada por vários grandes vendedores.
Mostre o que funciona e exemplifique a sua opinião com imagens, vídeos ou qualquer outro material que proporcione uma visão real e mais completa do que você quer dizer.
Um exemplo disso: mostrar fotos de um ambiente totalmente moderno e elegante que possui o mesmo guarda-roupa (ou parecido) que você está oferecendo pode ser um excelente apoio na hora de convencer o cliente.
Evidencie as consequências
O que será que aconteceria se o cliente não comprasse o produto? O problema dele iria persistir, certo?
Pois bem, esse argumento baseia-se exatamente nisso, em mostrar o lado negativo caso o cliente não efetue a compra.
Em alguns casos, vão haver clientes que demonstraram interesse no móvel em um primeiro momento e, por algum motivo específico, começaram a perder o interesse.
É o seu trabalho não somente identificar o que o fez mudar de ideia, mas também lembrá-lo que, caso ele realmente desista, seu problema irá continuar e outras consequências virão a partir disso.
As consequências podem ser várias, como: perder uma promoção imperdível (irônico, não?), deixar de receber um brinde, não participar de um sorteio, perder a chance de ter um móvel de qualidade, entre várias outras.
Saiba quando ceder
Antes de fechar o negócio, não há nada definido ainda.
É muito mais do que comum que os clientes peçam por descontos ou tentem negociar nesse momento, e é de extrema importância que o vendedor realmente ouça a proposta da pessoa ao invés de simplesmente descartá-la.
Ainda melhor do que ouvir é realmente se dispor a ajudar, ajustando a proposta para se chegar na melhor condição possível para ambos.
Isso não só facilita a venda em si, como também fideliza o cliente, que passa a sentir que foi ouvido e que fez um ótimo negócio.
Ao estabelecer um bom relacionamento e a conversa adequada, naturalmente, o próprio cliente pode também ajustar sua proposta e passar a entender ambos os lados da negociação, deixando de ver o vendedor como uma grande marca, e sim como a pessoa que realmente é.
Conclusão
Todos esses argumentos apresentados são imprescindíveis para qualquer equipe de vendas, especialmente quando se trata de móveis.
Porém, para que seu time siga essas instruções, eles precisam ter autonomia para conversar, fazer propostas e ofertas, melhorar a forma de pagamento, entre outros pontos.
Reconheça o trabalho da sua equipe, ressalte o quanto eles são importantes e verdadeiramente dê valor ao serviço deles.
Isso gera um sentimento de merecimento que, consequentemente, aumenta a produtividade de modo geral.
Com todo esse material em mente, esperamos que você e sua equipe possam converter todas as oportunidades em vendas, fidelizando clientes, atraindo mais pessoas e tornando sua marca atrativa para o público, um verdadeiro sinônimo de qualidade em móveis.
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